Home / Sem categoria / Atletas e professores de projetos sociais de lutas apoiados pela LBV homenageiam Paiva Netto

Atletas e professores de projetos sociais de lutas apoiados pela LBV homenageiam Paiva Netto

Faleceu nesta terça-feira (7), aos 84 anos, o presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto. Internado no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, Paiva Netto deixa um legado de mais de cinco décadas à frente da instituição fundada em 1950 por Alziro Zarur, consolidando a LBV como um dos maiores movimentos humanitários do planeta. A entidade confirmou a morte em nota, destacando sua contribuição para a educação, a assistência social e a atuação humanitária, reconhecida inclusive pela ONU.

No universo das artes marciais, sua trajetória também foi marcante. Sob sua liderança, a LBV, ao lado da Super Rádio Brasil, tornou-se uma das principais apoiadoras de projetos sociais ligados às lutas no Brasil. Nos últimos 16 anos, dezenas de iniciativas foram beneficiadas, levando o ensino técnico e filosófico das artes marciais a comunidades em vulnerabilidade social.

O impacto foi direto: milhares de jovens tiveram a oportunidade de treinar, competir e até seguir carreira como professores e instrutores, enquanto outros conquistaram títulos nacionais e mundiais. Além disso, a LBV apoiou a criação de salas de lutas e dojos em instituições policiais e nas Forças Armadas, fortalecendo a prática marcial em diferentes contextos.

O falecimento de Paiva Netto gerou comoção entre professores, atletas e instrutores beneficiados pelos projetos da LBV:

Thalyson Aleixo Macedo, campeão sul-americano de wrestling, atleta da seleção brasileira e do Exército brasileiro, relembrou sua trajetória no projeto social no Jacarezinho apoiado pela LBV:

“Hoje nos despedimos de José de Paiva Netto, uma das figuras mais importantes da gestão da LBV, alguém que sempre acreditou no poder transformador dos projetos sociais e na importância de investir em vidas e sonhos. Eu, que cresci em um projeto apoiado pela LBV, deixo minha gratidão por todo o trabalho e dedicação de quem sempre mostrou que, com amor e oportunidade, é possível mudar realidades. Sua contribuição e exemplo permanecerão vivos em cada jovem que teve a vida transformada por essa missão de fazer o bem”.

Fabiano Figueiredo, faixa-preta de jiu-jitsu, professor do Instituto Vencedores em Cristo, no Jardim Catarina, em São Gonçalo, e pai dos campeoníssimos João Pedro e Gabriel Figueiredo, destacou o impacto da LBV no trabalho social:
“Para nós que trabalhamos em projetos sociais, é fundamental essa ideia de ajudar de verdade a quem precisa. A LBV é muito importante para o nosso projeto e para o mundo. Paiva Netto sempre foi uma referência de boa vontade e de luta pelo social. Recebemos com profundo pesar essa triste notícia. Seu legado permanecerá vivo”.

O sargento PM Thiago Diorgenes, faixa-preta de jiu-jitsu e coordenador do Projeto Geração UPP Providência, lembrou a longa relação de respeito com o dirigente da LBV:

“Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento do estimado presidente Paiva Netto. Há quase 15 anos acompanho seu trabalho à frente da LBV, sempre com admiração pela dedicação, sabedoria e amor ao próximo que marcaram sua trajetória. Seu legado de fé, solidariedade e serviço ao bem continuará inspirando gerações. Meus sentimentos à família, amigos e a todos que fazem parte da LBV”.

A sargento PM Eloah, faixa-preta de jiu-jitsu e professora do Projeto Geração na Ladeira dos Tabajaras, reforçou a importância do apoio da LBV na transformação de jovens através do esporte:

“Nossos pêsames à família e amigos. Que a dor da perda seja amenizada pelo apoio uns dos outros e pela gratidão pela dedicação de Paiva Netto e seu serviço à LBV e a todos ao seu redor. Eu, SGT Eloah, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, assim como todas as crianças do Projeto Geração UPP, em especial da comunidade da Ladeira dos Tabajaras, agradecemos por todo o apoio e solidariedade que sempre nos deu por meio da LBV e por acreditar na nossa causa: transformar crianças através do esporte. Que o legado do nosso querido presidente José de Paiva Netto permaneça vivo em nossos corações”.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *