Ex-lutador profissional, Wallace Moraes, o “Canhoto de Ouro”, deixou os ringues para assumir um papel decisivo fora deles: o matchmaking do Outboxing Fight Night (OFN). Responsável por casar os confrontos da primeira edição do evento, realizada em 16 de agosto em Rio Claro (SP), ele mostrou que segue com a precisão de quando era atleta.
A experiência como boxeador tem peso no trabalho atual, mas Moraes explica que também buscou capacitação fora do ringue para se tornar um promotor mais completo. “Não tem uma receita de bolo, pois além de estilos, temos de levar em consideração outros aspectos, como garra, determinação e dois lutadores em busca da vitória. O matchmaker pensa em lutas equilibradas com um bom nível de técnica, trazendo um belo combate para o evento e para o público. Também faz parte do trabalho fazer a negociação de contrato com os atletas e pensar na progressão da carreira deles”, detalha.
Comandando a Outboxing ao lado da esposa, Patricia Rovarotto, Wallace vê no evento um movimento de resgate da essência do boxe. A estreia em Rio Claro foi marcada por duelos equilibrados e grande repercussão entre atletas e público. Para ele, a missão vai além do espetáculo. “As lutas do OFN foram equilibradas desde a primeira à última, mas é claro que é mérito de cada um dos atletas. Minha experiência como boxeador e professor de boxe me dá a expertise para avaliar os atletas. Observo a qualidade técnica e a postura e assim consigo visualizar o confronto, sabendo que será uma grande luta.”
Mais do que empresário, Wallace mantém vivo o espírito de quem já viveu intensamente a nobre arte. “No ringue da vida, não é sobre nunca sentir medo. É sobre não deixar que ele te paralise. Cada queda pode ser o ponto de partida para levantar ainda mais forte. O que te define não é a dor que enfrenta, mas a coragem de permanecer em pé”, afirma.
E completa: “Como promotor e matchmaker tenho o objetivo, ao lado da Patrícia, de resgatar a essência da nobre arte com muita elegância e muito boxe de qualidade, trazendo valor e visibilidade para os atletas, que são as estrelas do evento.”