Próxima competição no calendário 2025 da ISBJJA e CBJJD, o World Jiu-Jitsu Championship acontece em conjunto com o Mundial Novatos – evento exclusivo para faixas-branca e cinza de todas as idades – e promete reunir a nata da arte suave nos dias 27 e 28 de setembro, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Ambos, vale citar, tiveram inscrições abertas nesta semana através dos sites www.cbjjd.com.br e isbjja.com.
A expectativa, claro, é por lutas de alto nível e fortes emoções, conforme projetou Rogério Gavazza, presidente da CBJJD – responsável pela realização do campeonato: “Estamos preparando uma produção jamais vista nos nossos eventos, para surpreender os participantes com uma estrutura única. A ideia é mostrar para o mundo o nível dos nossos campeonatos aqui no Brasil, afinal nossos circuitos no exterior, como o Ibérico, premiam os atletas com passagens para lutar no Rio de Janeiro, berço do Jiu-Jitsu. Queremos mostrar isso”.
Com peso 3 no ranking, o World Jiu-Jitsu Championship e o Mundial Novatos – válidos pela sétima etapa do Circuito Mineirinho de Jiu-Jitsu 2025 – também devem acirrar ainda mais as disputas pelo ranking, que vem se afunilando com o fim do ano. Ao término da temporada, quatro atletas vão receber passagens internacionais para lutar pela ISBJJA em Portugal, em 2026, nas faixas roxa e marrom adulto, além de preta adulto e master.
Outra premiação, a Bolsa Atleta Mineirinho Gold Team vai selecionar quatro atletas do infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto na faixa azul para receber contrato de um ano, gratuidade para lutar as oito etapas do Circuito em 2026 e um quimono.
“Em várias categorias e faixas, o ranking está indefinido, então o Mundial e o Mundial Novatos podem virar esse jogo por causa da pontuação tripla. E mais: podemos ter uma surpresa com uma premiação extra para os campeonatos. Aguardem”, projetou Gavazza.
Reunindo disputas com quimono do kids ao master, no masculino e no feminino, o World Jiu-Jitsu Championship da ISBJJA e o Mundial Novatos tem vagas limitadas até 3 mil atletas, e em meio a grande repercussão, deve contar com transmissão ao vivo no YouTube.