Pela primeira vez na história, a CBJJD – uma das entidades mais tradicionais do Jiu-Jitsu brasileiro – irá desembarcar em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Nos dias 13 e 14 de setembro, o ginásio da Universidade Estácio de Sá vai ser palco do Cabo Frio National Open, válido pela terceira etapa do Circuito Costa do Sol 2025 e que vem agitando a cidade.
Com inscrições abertas até o dia 17/09 no site www.cbjjd.com.br, o evento tem apoio da Secretaria de Esportes de Cabo Frio, através do secretário Rafael Bernardo, e a projeção de receber mais de 1.000 atletas durante os dois dias.
“Há anos não temos um campeonato dessa proporção aqui em Cabo Frio, então a expectativa é enorme. Tenho certeza que será o primeiro de muitos! Sou faixa-preta de Jiu-Jitsu e vivenciei o esporte, ele mudou a minha vida e esse é o objetivo geral. Sempre falo que é importante a região estar fortalecida e unida no crescimento esportivo”, afirmou Rafael.
Entre as equipes, duas que já estão confirmadas são a Fit Sid Jacintho Brasil, liderada pelo casca-grossa Leonardo Bileo, e a CheckMat, que em Cabo Frio tem o comando do faixa-preta Vinicios Abrahao. Em entrevista, ambos projetaram a competição, que tem tudo para colocar de vez a cidade no mapa do Jiu-Jitsu nacional.
Um dos principais apoiadores da CBJJD na Região dos Lagos do Rio, o professor Leonardo Bileo foi um dos primeiros a garantir sua participação e da equipe no Cabo Frio National Open. Animado, o faixa-preta afirmou que a Fit Sid Jacintho Brasil deve entrar com até 100 atletas no evento e em busca de títulos.
“Esperamos por um campeonato como esse há mais de 10 anos. Ele vai ajudar na popularidade, e claro, na organização do esporte, que vem crescendo cada vez mais, sem falar nas oportunidades e parcerias que irão surgir para atletas e academias”, celebrou Bileo, que completou:
“Nossa preparação está à todo vapor. Todos estão entusiasmados por lutar em casa. Estamos buscando melhorar como equipe a cada evento, atendendo as expectativas dos professores e alunos, e queremos mostrar esse trabalho no Cabo Frio National Open”.
Outro time que quer mostrar sua força na etapa é a CheckMat, que há cinco anos tem a liderança de Vinicios Abrahao em Cabo Frio. Com um trabalho sólido e em crescimento, o faixa-preta quer transformá-lo em títulos.
“Nossa expectativa está nas alturas. Temos um time de competição muito forte no adulto, que está sempre competindo, a maioria no Rio, então com a chegada do Circuito na Região dos Lagos, fica mais fácil para estarmos mais fortes nos eventos”, analisou Vinicius, prosseguindo:
“Cabo Frio é uma cidade muito forte no Jiu-Jitsu, temos vários campeões aqui e é difícil ficar levando essa galera toda hora para competir fora. Então um evento desse nível, aqui, é a chance de mostrarmos o nosso valor. Com certeza a CBJJD veio para ficar”.
Na segunda etapa, realizada em Saquarema, a CheckMat entrou com sete atletas e faturou sete medalhas, sendo seis de ouro e uma de prata. Agora lutando em casa, Vinicius espera resultados ainda melhores.
“Somos uma das maiores equipes da região e seguimos em expansão. Cabo Frio é uma cidade que tem um Jiu-Jitsu muito forte e a gente preciso disso, uma chance de mostrar nosso nível para todo o Brasil”, encerrou.
Com peso 2, o Cabo Frio National Open também promete acirrar ainda mais as disputas pelo ranking do Circuito Costa do Sol 2025. Ao fim da temporada, a CBJJD vai premiar três atletas para lutar pela ISBJJA em Portugal, em 2026.